Recomendações para ter um whippet

- Apesar de ter uma aparência excêntrica, o whippet pode ser um cão de caça mas é como cão de companhia que essa raça mostra-se realmente excelente, pois são calmos, sutis, gentis e tolerantes, além de serem muito elegantes. Uma jóia rara.

- Devido ao pêlo curto não suportam muito bem o frio, gostam sim de dormir em lugares quentes e macios. Como é limpo e não tem cheiro, pode-se proporcionar um local para ele próximo de nós. Aí se verá o que um whippet pode fazer de melhor pelo seu dono.

- Para que seu whippet tenha equilíbrio corpo/mente, nunca deixe-o numa corrente ou preso num canil afastado de contatos. Se esse é seu plano, adquira outra raça. Claro que não há necessidade de correrias diárias, ele se adapta a passeios, ou perfeitamente a um pátio. Mas não afaste um whippet do contato com algum ser vivo, pois ele desenvolverá desvios de comportamento incorrigíveis.

- Essa raça ama todos da família ou os que convivem freqüentemente na casa, mas ele escolherá uma pessoa (provavelmente a que der mais atenção) em que ele obedecerá mais e procurará ficar mais próximo.

- Como é muito sensível, evite gritar quando fizerem traquinagem. Apenas o tom de voz repressor já é necessário, senão ele poderá se transformar num cão medroso e inseguro.

- Os filhotes de whippet, assim como qualquer filhote de cão, são muito ativos e inteligentes. Não subestime a capacidade que têm de subir nos móveis, roer puxadores, derrubar vasos, destruir calçados e fio de telefone. Eles são campeões em armação. Se ele acabou com sua sandália nova, é porque se deveria ter deixado guardada num local mais seguro. Tudo o que tiver o cheiro dos donos será mastigado, então não deixe o que pode ser destruído ao seu alcance.

- Porém, a partir dos 6 meses (fim da adolescência canina) o whippet começa a se acalmar das traquinagens e terá a personalidade do padrão - sereno, obediente, delicado, amoroso. Mas é importante que a família também seja calma. Muita agitação pode deixar o cão com personalidade nervosa.

- O móvel da casa que eles mais amam é o sofá. E principalmente se tiver alguém sentado perto deles. Inevitavelmente o colo será o local mais acolhedor para depositar a cabeça.

- E se quiser ver uma cena bonita, permita que o cão tome sol diariamente sobre uma almofada. As posições que se seguirão nem o yoga conseguirá.

- Se você tiver vontade de mimar um whippet, ele não mostrará grandes desvios de temperamento por isso, ao contrário, ficará excessivamente carente e deprimido se não o ganhar.

- O biotipo do whippet engana muito. Por serem magros se pensa que comem pouco. Eles adoram petiscos energéticos principalmente os que estamos comendo e fazem uma cara de pidão irresistível, mas não é o que o manterá saudável.

- Não se admire se o seu galgo quiser entrar embaixo das cobertas com você. Depois do sofá esse é o segundo melhor local do mundo para ele. E não se preocupe, pode deixar a cabeça sob as cobertas, inclusive no verão, eles adoram calor e aconchego. Nos dias frios, eles se tornam nervosos devido ao frio. Providencie uma roupinha que os mantenha aquecidos pois além de charmosos eles ficarão tranqüilos como um whippet.

- Se você quiser dormir 18 horas num dia, seu whippet o acompanhará. Claro que ele fará suas necessidade num local apropriado, mas voltará a lhe imitar. Se quando você acordar preferir fazer uma maratona, ele estará pronto para te acompanhar.

- Não é necessário possuir um hectare ou mais para ter um whippet, pelo contrário, eles são os atletas caninos, mas não precisam correr sempre. Eles precisam o que qualquer cão necessita: dar passeadas em ambientes externos, ter contato com gente e ser socializado com ruídos e situações do dia a dia. Levá-los para correr é só mais uma vantagem de se ter um whippet: assistir um belo show de velocidade e agilidade.

- Mas cuidado! Um galgo é um cão que caça por visão, e quando ele encontrar algo que lhe pareça uma “presa”, ele esquecerá imediatamente tudo ao redor e tentará apanhá-lo. Por isso cuide aonde você vai soltá-lo porque se existirem ruas ou arames farpados ele não perceberá enquanto estiver correndo, e poderá ocorrer uma fatalidade.

Grande, pesado, bonachão, barulhento, desajeitado, agressivo, perde pêlo, com cheiro, abusado, hiperativo, rabugento, intolerante. Se algum desses predicados é o que você quer ou espera de um cão, então o whippet não é a raça ideal.

Canil Klaus van Thor
Criadora e proprietária: Gisele Rovani
e-mail: giselerovani@upf.br